quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Cuidado Nunca É Demais!


Quando é que temos a capacidade de percebermos o que somos e o que queremos?
Justamente quando atingimos a fase adulta. É nessa fase, onde começamos a entender as dificuldades e as facilidades da vida! Antes somos crianças. E as crianças tudo perdoa, não guardam mágoas e sabem amar verdadeiramente.

A partir daí, podemos afirmar que a infância é uma das mais importantes fases de nossas vidas, sem falar é claro, que é nessa fase que descobrimos o mundo e construímos nossas experiências.

Diante dessa máxima, nós os pais, temos a obrigação e a responsabilidade de prepararmos cada dia desses nossos pequeninos, ensinando, educando e impondo limites as suas aventuras mais trágicas. Não podemos nos omitir dessa fatal responsabilidade, porque o mundo de hoje em que vivemos não está fácil, estamos vivendo no mundo da inversão dos valores, da hipocrisia coletiva, das críticas das pessoas e dos conceitos televisivos.

Tudo é diferente da nossa época, desde a criação de nossos pais, das nossas brincadeiras, das amizades e até os pronomes de tratamentos sumiram e mudaram! Para a criançada hoje em dia, não existem mais o senhor, a senhora, a desculpa, o com licença e o obrigado! São palavras que eles desconhecem! Agora por quê? 

E dentro deste contexto, precisamos conter esse espírito inovador, essa mania de que o antigo não funciona, dizer “não” é ruim e não deve ser dito. Não concordo!

Hoje o que mais ouvimos é: os tempos são outros! Você vai criar um filho revoltado! Ele vai ser um bandido quando crescer! E por aí vai!

Os tempos, verdadeiramente, são outros! Não podemos negar! Mas podemos afirmar, também, que hoje as crianças são sem noção, irresponsáveis, agressivas, mal educadas, sem limites, e o pior, são despreparadas para a vida. 

As escolas, as responsáveis por ajustarem essa relação na educação, complementando e aprimorando o caráter de nossas crianças, com cultura, ciência, boas maneiras, disciplina, ética e moral, parece não conseguirem manter seu principal objetivo. O que vai sobrecarregar os pais e enfraquecer suas ações.

Uma criança de oito anos hoje é incapaz de entender conceitos simples como honestidade, verdade, respeito, vergonha, cuidado, carinho e amor. Porque educar hoje em dia é tão difícil? Porque fazer tudo que uma criança quer e dar tudo que ela quer, sem peso e sem medida? 

A criançada de hoje, tem toda liberdade que quer e por conseguir gera em seu inconsciente um excesso de vontade. E esse excesso de vontade de tudo, torna a criançada viciada, e por ser um vício, ela faz de tudo para conseguir, e quando ela não consegue, ela revela-se, revolta-se e torna-se um adolescente de caráter deformado, duvidoso. 

E se mais tarde, tentarmos melhorar esse caráter, perceberemos que transformamos uma criança em um adolescente delinquente, e a partir daí, acredite, já não temos mais controle, eles tornam-se irreconhecíveis, e não conseguimos mais enxergar nossos filhos ou filhas.

Aí só as lágrimas vão restar como consolo!


Vamos rever nossos conceitos, realinhar nossa conduta, aprimorar nossos argumentos, fortalecer nossa paciência, ampliar nossa visão e se for o caso buscar ajuda especializada e mudar esse cenário tão dolorido e perigoso que nos espera, mas jamais esquecer de nossos filhos!

Léo Brasil 10 out 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário